Prof. Jackson Dias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

+20
André Lobato Gouveia
fabriciond
Leonice Cordeiro de Lima
jeane
marisalimat
Amanda Aparecida Ferreira
Jovensdo
Tania
rafaelaiara
Idalice Cordeiro de Lima
Nadia
Auristela Lima
Valdelice Teodora
Wesley Rodrigues Lacerda
Patrícia Meira
Josilma Ferreira de lima
Angela Maria Rocha Serejo
Elaine Chaves Quaresma
Antônia Andreia da Silva
Admin
24 participantes
Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/09/2020
https://profjackson.forumeiros.com

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Ter Set 01, 2020 8:00 pm
De acordo com o artigo muitos médicos mentem aos seus pacientes justificando que a mentira será benéfica ao paciente para o tratamento de sua enfermidade.

Após a leitura do artigo abaixo, compartilhe sua opinião.

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?
por Dr. Michael Greger

Um artigo polêmico foi publicado recentemente, argumentando que não é apenas aceitável que os médicos mintam para os pacientes, mas que temos "o dever de enganar". Ao contrário do que você vê na televisão, "aproximadamente metade do tempo que um paciente" entra no consultório médico, "um diagnóstico firme não pode ser feito". Na metade do tempo, o médico não sabe o que está acontecendo. Então, por que não dar ao paciente uma pílula de açúcar, um remédio homeopático - que geralmente é apenas isso, uma pílula de açúcar real - ou um remédio feito de flores; o que for preciso. Só porque eles não funcionam melhor que o placebo não significa que eles não funcionam. Certamente mais seguro do que prescrever um medicamento real. "Por mil anos, a ação do placebo fez um grande número de pacientes se sentir melhor." Então, por que parar agora?

Mesmo apenas oferecendo um diagnóstico inventado e falsas garantias parecem funcionar, 200 pacientes para os quais "nenhum diagnóstico definitivo" poderia ser feito foram randomizados em dois grupos. O grupo de honestidade foi informado: "Não sei ao certo qual é o seu problema", e o grupo de desonestidade recebeu um diagnóstico falso, mas "firme", e disse com confiança que eles iriam melhorar "em alguns dias". E, adivinhem, eles fizeram. Eles eram 90% mais propensos a serem curados. Um fluxograma de engano foi elaborado para ajudar os médicos a decidir, por exemplo, se deveriam considerar mentir, em vez de “engano não mentiroso”, para atingir os objetivos.

Aqueles do lado pró-verdade da cerca argumentam que, antes de tudo, os placebos nem sempre são seguros. O açúcar nas pílulas de açúcar é tipicamente lactose (açúcar do leite), para o qual a maior parte da humanidade é intolerante após a infância. Houve um famoso teste de drogas contra o câncer, no qual a quimioterapia causou uma redução surpreendente de náuseas e vômitos em comparação ao placebo; a quimioterapia causou menos. Mas isso pode ter acontecido porque foi comparado a um placebo feito de lactose.

Defensores da verdade acusam os médicos de "propagação de doenças". "Ao definir os sintomas vagos como uma entidade que requer tratamento, as pessoas saudáveis ​​são convertidas em pacientes. Elas precisam de explicações e garantias que promovam autonomia, para não ter fé em uma doença inexistente e em um medicamento maluco". De fato, eles dizem: “Ei, se tudo o que importa para você são conseqüências médicas “benéficas”, os médicos também não podem“ ter o dever de prescrever coisas como cânticos, cristais e sessões? ”

Ao que os advogados do engano respondem, veja: "Os médicos têm o dever de fazer o melhor possível para aliviar os sintomas de um paciente. Se isso significa que eles prescrevem um placebo, ou mesmo realizam uma sessão espírita ..., então há o dever de fazer essas coisas. Se um médico pode realmente convencer um paciente de que um canto vai curar sua dor de cabeça, e é bem provável que cure ”, ela deve então cantar como louca. De fato, eles dizem: "É um tipo de engano pelo qual os pacientes devem ser gratos, assim como somos gratos quando recebemos um elogio mentiroso de um amigo". Claro que você não parece gorda nesse vestido.

Então, quantos médicos mentem para seus pacientes? "Cerca de metade dos médicos e reumatologistas consultados em medicina interna nos Estados Unidos relataram prescrever tratamentos com placebo regularmente". Números semelhantes foram encontrados no Canadá, Europa, Israel e Nova Zelândia - em todos os lugares em que foram pesquisados. "A prescrição de tratamentos com placebo parece ser comum e é vista como eticamente admissível ..."
Acho irônico que os médicos frequentemente condenem charlatães da medicina alternativa por dar remédios inúteis quando eles mesmos fazem a mesma coisa regularmente. Como um médico comentou: "O voto que fazemos é o juramento de Hipócrates - não o de Hipócrita."

Referências

   Raz A, Campbell N, Guindi D, Holcroft C, Déry C, Cukier O. Placebos in clinical practice: comparing attitudes, beliefs, and patterns of use between academic psychiatrists and nonpsychiatrists. Can J Psychiatry. 2011 Apr;56(4):198-208.

   Thomson RJ, Buchanan WJ. Placebos and general practice: attitudes to, and the use of, the placebo effect. N Z Med J. 1982 Jul 28;95(712):492-4.

   E. Ernst. Bach flower remedies: A systematic review of randomised clinical trials. Swiss Med Wkly 2010 140:w13079

   U. Nitzan, P. Lichtenberg. Questionnaire survey on use of placebo. BMJ 2004 329(7472):944 - 946

   B. Foddy. A duty to deceive: Placebos in clinical practice. Am J Bioeth 2009 9(12):4 - 12

   B. A. Golomb. Doctoring the evidence: The case against lying to patients about placebos. Am J Bioeth 2009 9(12):34 - 36

   B. Foddy. Response to open peer commentaries on "A duty to deceive: placebos in clinical practice”. Am J Bioeth. 2009 Dec;9(12):W1-2. doi: 10.1080/15265160903316412.

   E. Ernst. A systematic review of systematic reviews of homeopathy. Br J Clin Pharmacol 2002 54(6):577 - 582

   J. C. Tilburt, E. J. Emanuel, T. J. Kaptchuk, F. A. Curlin, F. G. Miller. Prescribing "placebo treatments": results of national survey of US internists and rheumatologists. BMJ. 2008 Oct 23;337:a1938. doi: 10.1136/bmj.a1938.

   B. A. Golomb, L. C. Erickson, S. Koperski, D. Sack, M. Enkin, J. Howick. What's in placebos: Who knows? Analysis of randomized, controlled trials. Ann. Intern. Med. 2010 153(Cool:532 - 535

   NA. Putting the placebo effect to work. Rather than dismiss it, we should try to understand the placebo effect and harness it when we can. Harv Health Lett 2012 37(6):1 - 2

   A. Hróbjartsson, M. Norup. The use of placebo interventions in medical practice--a national questionnaire survey of Danish clinicians. Eval Health Prof 2003 26(2):153 - 165

   G. Gray, P. Flynn. A survey of placebo use in a general hospital. Gen Hosp Psychiatry 1981 3(3):199 - 203

   K. B. Thomas. General practice consultations: Is there any point in being positive? Br Med J (Clin Res Ed) 1987 294(6581):1200 - 1202

   D. K. Sokol. Can deceiving patients be morally acceptable? BMJ 2007 334(7601):984 - 986

   C. L. Loprinzi, N. M. Ellison, D. J. Schaid, J. E. Krook, L. M. Athmann, A. M. Dose, J. A. Mailliard, P. S. Johnson, L. P. Ebbert, L. H. Geeraerts. Controlled trial of megestrol acetate for the treatment of cancer anorexia and cachexia. J. Natl. Cancer Inst. 1990 82(13):1127 - 1132

   D. M. Hester, R. B. Talisse. Physician deception and patient autonomy. Am J Bioeth 2009 9(12):22 - 23

   A. Braillon. Placebo is far from benign: It is disease-mongering. Am J Bioeth 2009 9(12):36 - 38

rafaelaiara gosta desta mensagem

avatar
Antônia Andreia da Silva
Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Qua Set 02, 2020 2:25 am
Se a ética médica tem artigos para mentiras ainda desconheço, mas os princípios morais devem sempre ser considerados
avatar
Elaine Chaves Quaresma
Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Qua Set 02, 2020 8:39 pm
Acredito que se o médico não sabe o que o paciente tem é preciso investigar, melhor dizer que não sabe do que passar um placebo e a doença evoluir.
avatar
Angela Maria Rocha Serejo
Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty A mentira que cura

Qui Set 03, 2020 8:50 pm
Ainda acho que com a verdade é melhor, nem todos os pacientes são iguais, é bom investigar cada caso

Helena sales gosta desta mensagem

avatar
Josilma Ferreira de lima
Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Mentira que cura

Qui Set 03, 2020 9:31 pm
Esse assunto é bem complexo, mas mentir é sempre mentira, fazer uma pessoa pensar que esta fazendo uso, de um tratament,, para uma patologia mas na verdeda, esta apenas usando uma substância, que não fara o efeito preciso, mesmo que a pessoa melhore por que ela acredita, que esta melhorando, não é certo,
avatar
Patrícia Meira
Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Sex Set 04, 2020 8:00 pm
A mentira é errada em qualquer contexto. Não existe mentira boa ou mentira saudável! Mesmo nesse caso, a mentira é um engano! Ainda que o paciente tenha melhores resultados com a mentira e o placebo, a melhora se dá baseada no engano. E isso não é bom! Não é correto!

O certo a se fazer é falar a verdade, da forma correta, respeitando os limites de cada pessoa, como já foi comentado em um outro fórum.

Se o diagnóstico ainda não foi fechado, continua a investigação. Mas, o cliente tem o direito de saber o seu quadro real. Fazendo as coisas corretas, o paciente será curado, sem precisar de mentiras ou placebos.

Porém, o artigo acima trata algumas terapias naturais como placebo. E isso não é verdade. As terapias naturais são as verdadeiras, mesmo que não sejam consideradas pela medicina. Por isso, curam!

Dessa forma, precisamos rever as fontes de nossos princípios: ciência moderna ou princípios bíblicos deixados por Deus?
avatar
Wesley Rodrigues Lacerda
Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Verdade

Dom Set 06, 2020 3:51 am
A verdade sempre traz na conciencia um alívio, mas a mentira faz com que perdemos uma noite de sono. Este texto nos vem a mente um causo( certo médico tem um filho que sempre vê o mesmo paciente todo os meses entra no consultório de seu pai, chegando ele a seu pai diz quando eu crescer e me formar vou curar este paciente, passado um tempo ele se forma e atende o mesmo paciente do pai e o cura. Ele chega a seu pai e diz, eu não disse que eu iria curar-lo.! Seu pai responde,; esse paciente que vc curou, foi por causa dele que você pode se formar.) Será isso um causo ou uma realidade.
avatar
Valdelice Teodora
Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Ter Set 08, 2020 1:09 am
Temos que falar a verdade com cautela.
O amor ao próximo em casos graves pode tardar ou ter total melhora na evolução da doença ou mesmo vir a restabelecimento

Helena sales gosta desta mensagem

avatar
Auristela Lima
Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/09/2020
Idade : 60
Localização : São Paulo-SP

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty VERDADE

Ter Set 08, 2020 1:48 am
A mentira nunca é bem vinda, não tem essa de falar, é uma "mentirinha branca", não! A verdade sempre tem que ser dita. Se falarmos a verdade com sabedoria e bom senso não vai doer para ninguém. Para isso, precisamos ter discernimento e nunca esquecer nosso lado cristão. E sendo assim sempre falar a verdade por que devemos seguir o exemplo que Jesus deixou. Os médicos em frente a uma situação delicada, caso eles não sejam cristãos, devem no mínimo agir com moral e ética.
avatar
Nadia
Mensagens : 5
Data de inscrição : 08/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Ter Set 08, 2020 2:18 am
Acho que os médicos tem que fazer mais exames, investigar cada caso de cada paciente, mais nunca mentir isso é muito errado.

jeane gosta desta mensagem

avatar
Idalice Cordeiro de Lima
Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty A mentira que cura:os médicos devem dar placebos?

Ter Set 08, 2020 4:31 am
Os médicos são orientados á muitas coisas, mas creio que deve se prevalecer o dever de salvar e curar as pessoas. Eles estudaram, sabe o que é certo ou errado, e então acho que eles devem ir pelo lado da verdade, fazendo o que aprenderam durante anos . Devem passar o medicamento correto e não enganar as pessoas que entram em seus consultórios em busca de uma solução, uma esperança, uma luz no fundo do túnel! Se placebo é errado, então não deve dar .
avatar
rafaelaiara
Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Sex Set 11, 2020 12:56 am
Existe algumas doenças que são criadas pela mente e nesse caso o placebo seria interessante, mas a melhor alternativa é investigar a real causa dos sintomas mesmo que leve um período de tempo a mais e como alívio indicar alguma medicação Natural que não cause danos ao paciente, enquanto se chegue a uma conclusão de seu quadro clínico.
avatar
Tania
Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Dom Set 13, 2020 1:04 am
Não adianta enganar o paciente,mesmo porque nunca devemos trabalhar com engano .A verdade sempre deve ser dita com cuidado ,amor e respeito.É muito importante a descoberta da causa ,a investigação da vida do paciente e o que está causando o problema,para que o melhor tatamento seja oferecido,sem enganos nem remediações.
avatar
Jovensdo
Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Dom Set 13, 2020 3:42 am
Muitas doenças são de origem psicologicas, por isso muitas vezes o placebo faz efeito, pois, o paciente acredita que o "remédio ' está fazendo efeito. Mas como ter certeza que o problema é psicológico sem uma investigação minuciosa vinda de um bom médico que se preocupa com a vida e o bem-estar de seu paciente? Nosso maior problema hoje , creio eu, não seja os placebos, mas sim falta de profissionais comprometidos com a saude do povo de verdade.
avatar
Amanda Aparecida Ferreira
Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Dom Set 13, 2020 3:51 am
O nosso psicológico tem um poder impressionante, mas é algo totalmente incerto apenas considerar esse fato. Situações devem ser profundamente analisadas, estudadas, questionadas.
avatar
marisalimat
Mensagens : 7
Data de inscrição : 14/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Seg Set 14, 2020 8:33 pm
Acredito que os placebos são importantes quando inseridos em um contexto de estudos científicos para verificar a eficácia de medicamentos. Porém em um contexto clínico, na minha opinião, deve prevalecer a verdade e a transparência na relação entre médico e paciente.

jeane gosta desta mensagem

avatar
jeane
Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Ter Set 15, 2020 12:32 am
Considero totalmente errado. Por que a medicina tradicional,  se resume em medicamentos? Por não querer abrir mão desta, quase única opção, não sabendo o que passar para o paciente, dão remédios ou cápsulas vazias. Ao invés de indicar a nutrição,  o exercício,  o ar  puro, a exposição a sol, uma boa noite de sono, e assim por diante,  como remédios que não tem contra indicação, dão excelentes resultados, e mesmo sem ainda ter um diagnóstico preciso, é uma excelente forma de se iniciar um tratamento. Infelizmente existe uma indústria farmacêutica por detrás de tudo isso. E os pacientes são realmente curados, ou passam uma vida na dependência desses medicamentos.
avatar
Leonice Cordeiro de Lima
Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Amentira que cura

Ter Set 15, 2020 6:43 pm
Eu acredito que os médicos devem ser sinceros com seus pacientes.
Se não souber a causa da doença ,eles devem investigar para encontrar a causa
Não passar qualquer coisa,pois existem pessoas que tem problemas pisicologicos, tem que procurar médicos especializados que realmente possam os ajudar.
avatar
fabriciond
Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Qua Set 16, 2020 1:06 am
Os estudos com placebos tem sua importância. Contudo, a verdade sempre deve prevalecer na relação médico e paciente. Inclusive os fatores psicológicos que podem ser desencadeantes de doenças devem ser levados em consideração sendo necessário que haja uma investigação também dos mesmos. As pessoas acostumaram-se a a ver a capacidade de cura como sendo sempre algo externo a si mesmo (remédio, cirurgia etc). Porém, a ciência tem por meio do placebo percebido que mecanismos emocionais também estão associados ao processo de cura de moléstias no organismo. Ainda assim, é preciso que a verdade seja prevalente.

jeane gosta desta mensagem

avatar
André Lobato Gouveia
Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/09/2020
Idade : 23

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Dom Set 20, 2020 3:01 am
No caso de um médico naturopata é melhor dar um chá nutraceutico como o chá de orégano ou para desintoxicar o chá de dente-de-leão que ajudam na melhora do organismo como um todo do que oferecer uma pílula totalmente falsa... Pois isso todo engano/mentira podem ter consequências muito graves, sendo que Deus vê tudo e está anotando cada mentira proferida! E imaginemos que o paciente tenha um problema real que pode se agravar a cada dia que passa e confia no que o médico diz... Quando voltar o caso já vai estar pior e mais difícil ainda será o tratamento. Por isso a honestidade e caráter do médico deve ser suprema, e visando o bem estar do paciente fazer o melhor possível para investigar todas as causas cuidadosamente.
avatar
Eldisseia do Rosário de A
Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Dom Set 20, 2020 1:35 pm
Sabemos que boa parte das doenças físicas tem origem na mente inclusive os testes com ´placebos para novos medicamentos mostra isso, usa-los em pesquisas tem seus benefícios, e talvez a principio num tratamento sem diagnostico preciso possa vir a beneficiar o paciente, mas creio que a investigação das causas da enfermidade deve continuar para se tratar com eficácia a causa da doença.
avatar
Liliana Carvalho de Maced
Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Dom Set 27, 2020 1:07 am
Acredito ser uma grande covardia com o paciente em dar placebo e engana- lo, melhor que isso é investigar a doença e medicar um fitoterápico que possa auxiliar na melhora.
avatar
jeane
Mensagens : 9
Data de inscrição : 11/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Sex Out 02, 2020 2:03 am
*E os pacientes não são realmente curados.
avatar
Geuvany Moises Gouveia
Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/09/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Seg Nov 02, 2020 12:35 am
Na minha opinião os médicos deveriam em vez de usar placebos, deveria dizer a verdade para seus pacientes de que ele não tem um diagnóstico verdadeiro do que o paciente tem e como profissional ético buscar examinar o que realmente o paciente tem ou não tem.
avatar
Gabriela Freitas
Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/11/2020

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Sex Nov 27, 2020 4:19 am
A utilização do efeito placebo, como muitas outras coisas tem seus prós e contras. Ao meu ver esse método é bastante arriscado, pois a garantia de sucesso não é algo que o profissional tenha certeza que vá funcionar. O psicológico tem sim um poder muito grande sobre o corpo físico e sou a favor da utilização do placebo para estudos, pois ainda não acho que seja uma alternativa de tratamento, quem sabe se ele for acompanhado com outros tipos de tratamentos, sendo ele apenas um complemento dos recursos terapêuticos a serem utilizados. Também acredito que haveria que ter um termo de consciência que alguém da família do paciente assine e esteja ciente de como se dará o tratamento , sendo ele responsável pelo sigilo juntamente com o profissional encarregado. Porém isso é algo que poderia ser incluído ainda futuramente. Atualmente acredito que os profissionais não estejam capacitados para utiliza-lo, então seria melhor sim a utilização do método confiável. Diagnosticar e tratar a doença do paciente de forma natural mantendo a verdade e transparência.
Conteúdo patrocinado

A mentira que cura: os médicos devem dar placebos? Empty Re: A mentira que cura: os médicos devem dar placebos?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos